sábado, 18 de junho de 2011

Razão e Fé


Os valores sociais e os entendimentos de cada agente social é algo subjetivo, o modo de pensar das pessoas é formado tanto pelas suas particularidades como pelas crenças. Não há como interferir na fé das pessoas. “A fé é o firme fundamento das coisas que não existem e do que ainda estar por vir” (Hebreus 11:01).
A ciência tem que andar desassociada da fé. Não é da competência da razão discernir ou defender a fé.
Para Tomas de Aquino a fé melhora as considerações que são alcançadas pela razão, já que os conhecimentos racionais não são perfeitos e necessitam da fé para melhorá-los. O que influenciou o pensamento de usa época, muito em ora proporcionou a condição de se pensar o mundo através da razão com objetivos concretos, visto que Tomas de Aquino admita a existência de um conhecimento humano.
Reafirmo que compreendo que a distinção feita por Tomas de Aquino é apenas na linguagem e na metodologia, mas o propósito de afirmar a fé compromete a construção racional de suas idéias.
Posteriormente Immanuel Kant, filosofo contemporânea, nos diz que razão constrói nosso conhecimento a partir de considerações extraídas do mundo ao nosso redor através de nossos sentidos, bem como de considerações e teorias anteriormente desenvolvidas a qual passamos a ter contato, o que Kant chama de categorias do conhecimento que são as que formulam as leis da razão.
“É o próprio espírito que, graças às suas estruturas a priori, constrói a ordem do universo. Tudo o que nos aparece bem relacionado na natureza, foi relacionado pelo espírito humano.” (Immanuel Kant).
Para os pensadores contemporâneos a fé em nada acrescenta para o desenvolvimento do conhecimento. Somente através da razão e de do rigor da analise cientifica se estabelece o conhecimento que tenha de fato compromisso com a verdade.

P.R.S.Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário