terça-feira, 19 de julho de 2011

Aula de filosofia - O iluminismo

           Tema: Reflexões sobre os temas Filosóficos
Área: Filosofia
Título: O iluminismo
Abordagem: A ontologia do pensamento politico filosófico.
Duração: Aula de 50 minutos.
Objetivos:
Possibilitar aos alunos refletir sobre as ideias politicas filosóficas do iluminismo.
Compreender os conceitos de liberdade, a inferência de Rousseau nesses conceitos, e como essas questões influenciaram o pensamento filosófico.
Texto:
O iluminismo foi um movimento intelectual que teve grande influencia nas mudanças sociais e politicas no século XVIII, o quadro social em que esse movimento surgiu é repleto de nuanças que lhe possibilitaram modificar os valores sociais bem como modificar as estruturas institucionais da civilização ocidental.
Os pensadores iluministas se colocam contra a tradição e o conservadorismo, as proposições metafisicas e afirmam que o uso da razão é a única forma do homem alcançar o progresso e o avanço cientifico e tecnológico.
O processo pelos quais o iluminismo se configurou nos países do ocidente tem características diferentes, mas mantem sua principal proposição que é a reformulação dos valores sociais e das práticas politicas, a França, Inglaterra e Alemanha são exemplos dessas mudanças no pensamento politico filosófico, e J. J. Rousseau (1712-1778) foi um dos maiores expoentes dessa ideia.
Com o auxilio dos fragmentos a seguir, vamos procurar compreende como as reflexões de Rousseau propõem mudanças no pensamento politico filosófico de sua época.
“O homem nasce livre, e em toda parte encontra-se sobre ferros. De tal modo acredita-se senhor dos outros, que não deixa de ser mais escravo que eles.”(Rousseau)
“Uma vez que homem nenhum possui autoridade natural sobre seus semelhantes, e pois que a força não produz nenhum direito, restam pois as convenções como base de toda a autoridade legitima entre os homens.”(Idem)
“Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja de toda força comum as pessoas e os bens de cada associado, e pela qual, cada um, unindo-se a todos, não obedeça portanto senão a si mesmo, e permaneça tão livre como anteriormente. Tal é o problema fundamental cuja a solução é dada pelo contrato social.”(Idem)

1-Atividade:
Leitura individual
Discussão do tema.
Elaboração de um texto sobre o tema.
2-Atividade:
Faça uma breve consideração sobre sua visão de liberdade e governo, considerando as afirmações feitas por Rousseau.
Discorra sobre a sua compreensão do texto e sua opinião sobre o tema.
 Paulo Santos

Referencias bibliográficas:

Rousseau, Jean Jacques. Do Contrato Social. Ridendo Castig More. EbooksBrasil.com. Disponível em: www.jahr.org.
Rousseau, Jean Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Editora Ática. São Paulo.1989.


Nenhum comentário:

Postar um comentário