sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Adorno e Horkheimer: A Indústria Cultural


A indústria cultural é um termo criado por Adorno e Horkheimer relacionado ao fato do sistema capitalista submeter  a arte a condição de produto de consumo de massa, impondo sua característica principal, (do sistema capitalista) da relação de produção e consumo , que não possui  a preocupação com os aspectos singulares da criação artística, mas tão somente com o lucro e o consumo em massa.
Adorno e Horkheimer demonstram como a arte é tratada de acordo com essa relação de produção e consumo com o exemplo da musica, onde não se trabalha a construção artística a mensagem e os aspectos fundamentais para a construção artísticas, apenas se fabrica musicas para serem comercializadas tocadas até a exaustão e caírem no gosto popular de forma a gerarem lucro a industria fonográfica. As obras clássicas são utilizadas para fazer propaganda de todo tipo de produto desde sabonete, roupas, produtos de limpeza entre outros, sempre de forma fragmentada par a chamar a atenção dos consumidores e vender os produtos.
A singularidade da construção artística não são respeitadas ou vetores importantes para a indústria da cultura, uma cultura de massa que impõe o gosto a população que é alienada da verdadeira arte e passa a consumir a moda e a uma arte vulgar e vazia de significação e expressão artística verdadeira. O que chama de coisificação e uma alienação dos gostos populares que não podem e nem tem acesso a arte bem como de um senso critico e reflexivo sobre o que consomem. A cultura de massa a arte estereotipada impede os indivíduos de compreender a arte e processar gosto particular, seguindo a moda em todos e o que é imposto pela indústria da cultura.
A semelhança das idéias marxistas com Adorno é a critica feita na relação de consumo e de massificação da arte, fazendo relação com todo o sistema capitalista de consumo, onde o trabalhador, segundo Marx, consume o produto feito por ele mesmo. O produto passa a ser fabricado pela demanda do consumo que é reflexo dessa relação de consumo e produção em massa. A arte na indústria cultural, tem essa mesma  relação entre consumo e produção.
A arte perde assim toda a sua característica a temporal para suprir a demanda do mercado, que por sua vez criou essa demanda pelo consumo induzido através da propaganda e da indústria da arte.

Referencia bibliográficas:
Apostila de filosofia. Estética, (unidade 7). Centro Universitário Claretiano. 20011.

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