sábado, 18 de junho de 2011

Os avanços tecnológicos e a sociedade


Na atual sociedade da informação o mundo se tornou globalizado as culturas e os valores se modificaram e as necessidades evoluíram. A distancia entre as diversas culturas e seus respectivos modo de compreender o mundo diminui a cada click, e é nesse ritmo que a industria da tecnologia tende a trabalhar e oferecer soluções para esse novo cidadão que esta sempre pronto a utilizar e experimentar novas tecnologias, bem como assimilar novas informações e saberes. Não competindo com seus hábitos e valores ou substituindo-os, mas sim somando, trazendo uma alternativa para o exercício cotidiano de viver em sociedade.
Enfatizar a importância da revolução tecnológica é reconhecer uma associação bem sucedida, dos avanços nas diversas áreas da ciência e as novas tecnologias de comunicação e informação, para se dar um melhor aproveitamento das informações e dos conhecimentos desenvolvidos.
Uma grande aproximação cultural e econômica ocorreu no inicio do capitalismo, (quando se deu inicio as navegações, a expansão do comércio e o fim do sistema feudal no século XVII) foi principio da globalização. Desde então o mundo vem passando por um processo de mudanças na formatação de seus valores e costumes, globalizaram-se perspectivas sociais, pessoais, políticas econômicas, culturais e educacionais.
O desenvolvimento das tecnologias de informação trouxe uma revolução nas comunicações e nos fluxos de informação, o mundo social rompe com o mundo individual, alterando o comportamento e o pensamento dos indivíduos e de suas comunidades.
A tecnologia possibilita a interação entre as pessoas em todos os ramos da sociedade, em busca do saber e do conhecimento, é o aprendizado trabalhando em prol do avanço e aperfeiçoamento da sociedade.
Ao compartilhar o entendimento de uma mesma informação o coletivo precisa construir opiniões em comum, através das conferências das uniões e das associações das proposições individuais em um universo coletivo, através de uma rede que os conecta que os liga a outras interpretações, de uma mesma mensagem que esteja e possa ser reinterpretada e compartilhada.
O conhecimento em suas múltiplas formas de se processar encontra-se hoje em um momento de construir uma bagagem de referências e associações comuns, uma rede hipertextual unificada, um contexto compartilhado, capaz de diminuir os riscos de incompreensão.
Os avanços das tecnologias de comunicação e informação, bem como as diversas áreas da tecnologia trazem a possibilidade de mudança e aperfeiçoa, nos diversos campos do conhecimento humano,tanto na questão de produção de bens e produtos como na facilitação de pesquisas e construção de saberes. Os softwares são ferramentas de trabalho para diversos profissionais, assim como servem de instrumento de aprendizado para diversas matérias e disciplinas nas escolas e faculdades. A informação circula com maior velocidade e flexibilidade na obtenção e promoção das idéias, através da rede de informação, a internet que através dos fóruns, chats, blogs e outros locais da rede virtual possibilitam uma formatação dialética dos resultados das pesquisas e dos conteúdos que vão sendo apreciados. Que compartilha com seus pares as usas opiniões e saberes.
Com essas mudanças os valores sociais e as necessidades dos indivíduos também sofrem transformações no modo de pensar, e há uma evidente mudança de foco, em relação aos entendimentos e as necessidades das pessoas os que compreendiam que era na fé que se compunham as respostas para todas as questões, passam a ter a possibilidade de ver além, ver pela razão estando a informação a sua disposição. Ora a informação possibilita a quem dela tenha acesso a formulação de respostas para suas preocupações que podem lhe ajudar a compreender melhor o mundo a sua volta.
No entanto os avanços tecnológicos não deixaram as mazelas da sociedade industrial, as diferenças entre direitos e deveres que proporcionaram desigualdades imensas entre as classes mais favorecidas e os desprovidos de poder econômico. O que poderia trazer uma grande mudança social visto a possibilidade de partilhar os saberes através da revolução nos meios de comunicação e informação, um dos avanços sociais mais importantes que é a revolução tecnológica, gera na verdade mais uma lacuna social. Os “excluídos digitais”, que por não terem acesso as tecnologias de comunicação e informação não podem participar e nem mesmo acompanhar as evoluções tecnológicas.
Nas indústrias os empresários que tem um grande capital investem em suas indústrias e modernizam seus meios de produção, o que gera desemprego e falência dos pequenos industriais que não podem competir com as grandes empresas.
No campo os efeitos das desigualdades na partilha das novas tecnologias surtem efeitos semelhantes dos ocorridos na indústria, os agricultores e os pecuaristas de grande porte, os empresários do agronegócio têm acesso a informações e conhecimentos avançados para a manipulação e trato de suas culturas. O que impossibilita ao pequeno agricultor competir com o latifundiário, ou até mesmo manter suas atividades sem que tenha que fazer empréstimos e solicitar subsídios ao governo, inviabilizando seu trabalho e a sua manutenção.
O avanço tecnológico não trouxe a solução para os problemas deixados pela revolução industrial, como as desigualdades sociais, e os valores progressistas que a muito propõe ordem e progresso em meio a uma desordem social evidente e crescente promovida em partes pelas diferenças entre as classes sociais, e as injustiças geradas por ela. A tecnologia nos trouxe ferramentas poderosas para produzir e promover conhecimento, com o propósito de gerar melhor bem estar social e quiça proporcionar a felicidade a todos os cidadãos, porém se faz necessário ter alma para utilizar a tecnologia com esse propósito. As maquinas não sentem apenas produzem, calculam fabricam apenas o homem pode promover a justiça e a igualdade, de modo a poder utilizar a tecnologia a beneficio de todos e não para favorecer oligarquias, e alguns poucos em detrimento dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário