segunda-feira, 11 de julho de 2011

O método dedutivo & método indutivo

O método dedutivo
O método dedutivo é compreendido como aquele que tem como ponto de partida verdades geral, para chegar a uma conclusão particular. Essas premissas são princípios que devem ser compreendidos como verdades, para que venham a possibilitar formalização de conclusões, que se fundamentam apenas na lógica particular desse método. Procede de princípios já reconhecidos como evidentes e irrecusáveis.
O silogismo é um arquétipo desse método, pois propõe premissas universais para através de uma comparação lógica ou um dialogo entre essas premissas formatar uma conclusão particular, ditas como premissa maior, premissa menor e conclusão.
Esse é o método proposto por pensadores como Descartes, Spinoza, Leibniz que são considerados racionalistas, por acreditarem que através da razão se pode chegar a axiomas.
           Todo navio viaja sobre o mar. (premissa maior)
           O Titanic  é  um navio. (premissa menor)
            Logo, O Titanic viaja sobre o mar. (conclusão)
Em algumas ciências esse método encontrou grande aplicação côo na matemática física e química, que chamam de leis os seus enunciados e conclusões.
Porém a critica que se faz a esse método é que a leis universais que lhe servem de base tem que ser aceitas como verdades, são verdades aprioristicas.  O que estabelece semelhança com as bases do conhecimento teológico, que pressupõe verdades a partir de seus dogmas.
O método indutivo
O método indutivo ao contrário do método dedutivo,  tem como principio a verificação do particular  para formalizar uma conclusão geral ou universal, somente após a análise das partes particulares. O método indutivo demonstra as conclusões através da coleta e analise dos dados particulares e somente através da experiência e da observação se pode constatar um fato real. Após a analise dos dados a observação dos fenômenos se pode fazer uma comparação das experiências e formar uma conclusão.Nesse método o conhecimento apriori não é aceito como verdade ou premissa para se chegar a uma verdade universal ou particular, é a comparação das constatações particulares que se evidencia uma verdade universal.

O pardal é um pássaro que voa.
O canário é um pássaro que voa.
O urubu é um pássaro que voa.
O albatroz é um pássaro que voa.
Ora, o pardal o albatroz o urubu... e o canário são pássaros que voam.
Logo, (todos) os pássaros voam.
O método indutivo é proposto pelos empiristas (Bacon, Hobbes, Locke, Hume), para os quais o conhecimento é fundamentado exclusivamente na experiência, o que deve ser formado, a posteriori , sem utilizar princípios preestabelecidos.
E é através de Francis Bacon (1561-1626), e seu trabalho intitulado Novum Organum,  que o método indutivo passou a ser o método das ciências naturais. Os positivista passaram a adotar esse método e elevaram a sua importância . O colocando como o mais importante para a investigação cientifica, visto que suas conclusões não estão sujeitas a veracidade das premissas, como no método dedutivo . O método indutivo influenciou expressivamente o pensamento cientifico. Onde se parte da observação dos fatos e do empirismo para se chegar a conclusões.

5 comentários:

  1. Perfeito. Vou utilizar no meu trabalho de Letras.

    ResponderExcluir
  2. oiiii antes de mais queria agradecer pela disponibilização do documento que está sendo muito importante para nós alunos.
    queria a sua ajuda na identificação do método porque estamos com duvida se é dedutivo ou indutivo. tambem não estamos a conseguir justificação para tal.
    esperamos a vossa colaboração o mais rápido possivel. obrigada.

    Introdução
    Em 1973, o Ministério da Saúde (MS) criou o Programa Nacional de Imunização (PNI), que tem como objetivo contribuir para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis, utilizando estratégias como: vacinação de rotina, campanhas anuais, cobertura de foco e intensificação de vacinação.1 O PNI é considerado um sucesso mundial e contribuiu para a intensa redução na morbimortalidade, eliminou a poliomielite e disponibiliza de 17 vacinas, além de imunobiológicos especiais. Também estabelece ações de caráter nacional incluindo conservação, transporte, distribuição e administração das vacinas e dos imunobiológicos especiais, buscando ampliar a cobertura vacinal de forma homogênea.2,3,4 Para garantir a eficácia das vacinas, que são produtos termolábeis, é necessário que as normas de conservação sejam observadas e cumpridas. A rede de frio ou cadeia de frio é o processo que inclui o armazenamento, a conservação, a distribuição, o transporte e o manuseio dos imunobiológicos utilizados no PNI.5, 6 A rede de frio tem “como objetivo final de assegurar que todos os produtos administrados mantenham suas características imunogênicas”.5 Qualquer falha na temperatura ou na condição de manipulação dos imunobiológicos compromete a qualidade dos produtos. O enfermeiro tem a responsabilidade de organizar as atividades de rotina e participar de estratégias como: intensificação, bloqueio e campanhas de vacinação. É o enfermeiro quem planeja, organiza, coordena, avalia as
    estratégias empregadas, a cobertura vacinal e a taxa de abandono.7 Não basta ter disponibilidade de vacinas, é preciso, também, que o profissional de saúde saiba se comunicar e gerencie a comunicação, orientando e acolhendo os usuários, pais e filhos na imunização.8 É essencial que os pais ou responsáveis tenham conhecimento que a vacinação é um direito da criança e do adolescente. O enfermeiro, como um educador em saúde, deve compartilhar, com a família, informações dos vários fatores necessários à prevenção e promoção da saúde por meio da imunização.9 Cabe ao enfermeiro capacitar-se para a vacinação e destacar que auxiliares e técnicos não serão apenas aplicadores de vacinas, mas sim profissionais conscientes que estão cuidando da saúde de milhões de pessoas.4 Como são poucas as produções científicas referentes à avaliação dos aspectos organizacionais e operacionais da vacinação no nível de abrangência municipal,10 este estudo teve como objetivo conhecer as condições da sala de vacinação e a atuação da equipe de enfermagem na administração de imunobiológicos em dois municípios de pequeno porte pertencentes ao Departamento Regional de Saúde X Direção Região de Saúde X (DRSX).


    ResponderExcluir
  3. O método dedutivo é quando você propõe uma condição universal a uma condição particular, e o indutivo é o inverso. Você tem várias condições particulares e propõe uma condição universal.Pesquisas para a aferição de eficácia de medicamentos sempre será um método indutivo.

    ResponderExcluir