segunda-feira, 11 de julho de 2011

O método dedutivo & método indutivo

O método dedutivo
O método dedutivo é compreendido como aquele que tem como ponto de partida verdades geral, para chegar a uma conclusão particular. Essas premissas são princípios que devem ser compreendidos como verdades, para que venham a possibilitar formalização de conclusões, que se fundamentam apenas na lógica particular desse método. Procede de princípios já reconhecidos como evidentes e irrecusáveis.
O silogismo é um arquétipo desse método, pois propõe premissas universais para através de uma comparação lógica ou um dialogo entre essas premissas formatar uma conclusão particular, ditas como premissa maior, premissa menor e conclusão.
Esse é o método proposto por pensadores como Descartes, Spinoza, Leibniz que são considerados racionalistas, por acreditarem que através da razão se pode chegar a axiomas.
           Todo navio viaja sobre o mar. (premissa maior)
           O Titanic  é  um navio. (premissa menor)
            Logo, O Titanic viaja sobre o mar. (conclusão)
Em algumas ciências esse método encontrou grande aplicação côo na matemática física e química, que chamam de leis os seus enunciados e conclusões.
Porém a critica que se faz a esse método é que a leis universais que lhe servem de base tem que ser aceitas como verdades, são verdades aprioristicas.  O que estabelece semelhança com as bases do conhecimento teológico, que pressupõe verdades a partir de seus dogmas.
O método indutivo
O método indutivo ao contrário do método dedutivo,  tem como principio a verificação do particular  para formalizar uma conclusão geral ou universal, somente após a análise das partes particulares. O método indutivo demonstra as conclusões através da coleta e analise dos dados particulares e somente através da experiência e da observação se pode constatar um fato real. Após a analise dos dados a observação dos fenômenos se pode fazer uma comparação das experiências e formar uma conclusão.Nesse método o conhecimento apriori não é aceito como verdade ou premissa para se chegar a uma verdade universal ou particular, é a comparação das constatações particulares que se evidencia uma verdade universal.

O pardal é um pássaro que voa.
O canário é um pássaro que voa.
O urubu é um pássaro que voa.
O albatroz é um pássaro que voa.
Ora, o pardal o albatroz o urubu... e o canário são pássaros que voam.
Logo, (todos) os pássaros voam.
O método indutivo é proposto pelos empiristas (Bacon, Hobbes, Locke, Hume), para os quais o conhecimento é fundamentado exclusivamente na experiência, o que deve ser formado, a posteriori , sem utilizar princípios preestabelecidos.
E é através de Francis Bacon (1561-1626), e seu trabalho intitulado Novum Organum,  que o método indutivo passou a ser o método das ciências naturais. Os positivista passaram a adotar esse método e elevaram a sua importância . O colocando como o mais importante para a investigação cientifica, visto que suas conclusões não estão sujeitas a veracidade das premissas, como no método dedutivo . O método indutivo influenciou expressivamente o pensamento cientifico. Onde se parte da observação dos fatos e do empirismo para se chegar a conclusões.

2 comentários: