O iluminismo pode ser entendido como um movimento
intelectual do século XVIII, o movimento iluminista modifica a forma de pensar
a sociedade em sua organização social sua relações econômica, religiosa, cientificas,
culturais e politica.
As inovações cientificas e as mudanças econômicas
impulsionam essas grandes mudanças, deixando os preconceitos do século XVII e
dando o tom dos anos seguintes. O uso da razão como principal ferramenta de
compreensão do homem e sua relação com a natureza desmistificam as condutas
dogmáticas da idade média criando uma nova mentalidade e novos valores sociais.
Pensadores como Descartes, Newton, Locke,
Voltaire, Montesquieu, Rousseau entre outros, procuram através da razão definir
o mundo e não aceitam os dogmas do antigo regime, mas se pautam no potencial do
homem em compreender a natureza, no aspecto politico social buscam melhorar as
relações humanas com o afastamento da sociedade de estamento e combatendo a
desigualdade entre os homens.
O positivismo iluminista
entende que através da razão o homem sairia da sua escuridão intelectual e
moral, sendo levado para verdade das coisas compreendendo sua natureza. O
conhecimento é adquirido através da experiência e da observação, rejeitando a
proposição de ideias inatas, é através da razão e da experiência que o homem
constrói o seu saber. Essa dualidade de compreensão de como o conhecimento é
construído, é um fator determinante na diferenciação do pensamento iluminista,
o racionalismo e o empirismo.
O iluminismo segue por caminhos diferentes na
arquitetura do seu pensamento, por diferenças culturais e sócio econômicas os
pensadores ingleses, franceses e alemães formam escolas divergentes na sua
forma de pensar, o iluminismo francês é fortemente anticlerical e contra a
opressão absolutista devido sua condição politica e a necessidade de mudança
para possibilitar um melhor desenvolvimento da ciência. Na Alemanha e na
Inglaterra houve uma condescendência com o sistema monárquico visto que
sua característica constitucional não causou
interferência nas mudanças sócio econômicas e no desenvolvimento cientifico. O
apoio as ciências é o foco principal do esclarecimento na Alemanha dando prioridade a ciências matemáticas e a física.
As reformas religiosas na Alemanha já haviam sido feitas no século XVI o que
possibilitou essa diferenciação do iluminismo francês.
Na Inglaterra assim como na Alemanha o movimento
iluminista também não tem a característica anticlerical e de combate ao
absolutismo, visto que sua monarquia constitucional convive pacificamente com
as mudanças propostas pelo iluminismo. É na França que o combate ao absolutismo
é evidenciado e as propostas de mudança politica são alvo dos pensadores
franceses, a igreja também é combatida devido sua posição contraria as mudanças
e seus ensinamentos dogmáticos.
As diferenças no pensamento iluminista entre
Alemanha, França e Inglaterra esta muito ligada a cultura e o momento histórico
diferenciado desses Países. Os interesses políticos provocam inferências na
opção conceitual de cada grupo intelectual.
As causas que levaram para o amadurecimento do
pensamento filosófico na Inglaterra, França e Alemanha direcionam o
desenvolvimento da filosofia de acordo com os fatores culturais, políticos
econômicos e religiosos desses países. A Inglaterra por estar em um momento
avançado da sua economia e já ter passado por profundas mudanças politicas
ocasionadas pela disputa do poder entre os parlamentares e a coroa, (revolução
gloriosa), que em grande medida possibilitou uma governabilidade independente
da igreja o movimento iluminista não tem entre suas características o
anticlericalismo, e se volta para as questões econômicas e utilitaristas.
Na França dado a sua condição de estar sobre um
forte regime absolutista apoiado na igreja e no direito divino de
hereditariedade do trono, tem essa preocupação anticlerical e contra a
monarquia mais acentuada. O iluminismo Frances propõe severas mudanças em
beneficio da melhora da condição politica e econômica do homem.
O iluminismo segue por caminhos diferentes na
arquitetura do seu pensamento, por diferenças culturais e sócio econômicas os
pensadores ingleses, franceses e alemães formam escolas divergentes na sua
forma de pensar, o iluminismo francês é fortemente anticlerical e contra a
opressão absolutista devido sua condição politica e a necessidade de mudança
para possibilitar um melhor desenvolvimento da ciência. Na Alemanha e na
Inglaterra houve uma condescendência com o sistema monárquico visto que
sua característica constitucional não
causou interferência nas mudanças sócio econômicas e no desenvolvimento
cientifico. O apoio as ciências é o foco principal do esclarecimento na
Alemanha dando prioridade a ciências
matemáticas e a física. As reformas religiosas na Alemanha já haviam sido
feitas no século XVI o que possibilitou essa diferenciação do iluminismo
francês.
Na Inglaterra assim como na Alemanha o movimento
iluminista também não tem a característica anticlerical e de combate ao
absolutismo, visto que sua monarquia constitucional convive pacificamente com
as mudanças propostas pelo iluminismo. É na França que o combate ao absolutismo
é evidenciado e as propostas de mudança politica são alvo dos pensadores
franceses, a igreja também é combatida devido sua posição contraria as mudanças
e seus ensinamentos dogmáticos.
O iluminismo é o uso da razão para resolver os problemas humanos em todas as áreas do pensamento, Kant afirma que essa ação retira o homem de uma condição de impotência, esse movimento “esclarece” o homem, possibilitando a construção de um conhecimento pautado no uso da razão imbricado com a experimentação e os métodos científicos. O homem deixa de ser servo dos dogmas e preconceito e passa a servir-se da ciência e da natureza pelo uso da razão.
Paulo SantosO iluminismo é o uso da razão para resolver os problemas humanos em todas as áreas do pensamento, Kant afirma que essa ação retira o homem de uma condição de impotência, esse movimento “esclarece” o homem, possibilitando a construção de um conhecimento pautado no uso da razão imbricado com a experimentação e os métodos científicos. O homem deixa de ser servo dos dogmas e preconceito e passa a servir-se da ciência e da natureza pelo uso da razão.
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