terça-feira, 19 de julho de 2011

Aula de Filosofia - Introdução a filosofia

Introdução aos assuntos filosóficos

Área: Filosofia
Tema: Introdução aos temas Filosóficos.
Título: Como se formula o conhecimento da experiência ou da razão?.
Abordagem: Conceitos filosóficos de como se forma o conhecimento, e as diferentes visões epistemológicas.
Duração: Aula de 50 minutos.
Objetivos:
Possibilitar aos alunos compreender assuntos filosóficos
Compreender os conceitos de empirismo e racionalismo, a inferência Kantiana nesses conceitos, e como essas questões influenciou o pensamento filosófico moderno.
Texto:
Um dos grandes problemas filosóficos é a epistemologia, e a questão que vamos abordar aqui é justamente relacionado a essa problemática filosófica.
E a pergunta é como se forma o conhecimento.
Os pensadores racionalistas como Descartes procuraram responder essa questão como sendo fruto do uso da razão.
O conhecimento pode ser entendido como a relação que se estabelece entre o ser que pensa e o seu objeto de apreciação, ou seja, o ser cognocente e um objeto cognoscível. Portanto toda formulação de conceitos tem que ser feita pelo pensamento humano e fruto de suas faculdades, os racionalistas acreditam que toda construção do saber se forma no pensamento humano e não fora dele, através da razão.
Enfim, também se dá o nome de conhecimento ao saber acumulado pelo homem ao longo do tempo, através das muitas gerações. Nessa acepção, o conhecimento deve ser compreendido como um produto da relação entre sujeito e objeto, um produto que pode ser empregado e transmitido. É nesse sentido que falamos em um conhecimento científico, ou em um conhecimento matemático, ou ainda em um conhecimento filosófico. 
Na verdade a razão constrói nosso conhecimento a partir de considerações extraídas do mundo ao nosso redor através de nossos sentidos, bem como de considerações e teorias anteriormente desenvolvidas a qual passamos a ter contato, o que Kant chama de categorias do conhecimento que são as que formulam as leis da razão.
“É o próprio espírito que, graças às suas estruturas a priori, constrói a ordem do universo. Tudo o que nos aparece bem relacionado na natureza, foi relacionado pelo espírito humano.” (Immanuel Kant).
O modo como Kant definiu a lógica está estritamente relacionado com a forma como ele desenhou o seu idealismo transcendental onde certifica que há uma dualidade entre entendimento e sensibilidade, onde basicamente nosso conhecimento tem seu conteúdo adquirido de duas fontes: intuição e conceito.
O conhecimento intuitivo se processa na medida em que nossa sensibilidade é afetada por objetos dos quais estabelece alguma relação ou contato, enquanto os conceitos são formados através do entendimento espontâneo.
E é na correspondência dessas duas formas de se conceber o entendimento, conceito e intuição, que se apresenta o conhecimento de fato.
Atividade:
Leitura compartilhada.
Discussão do tema.
Elaboração de um texto sobre o tema.



Atividade:
Faça uma breve consideração sobre a diferença entre os critérios utilizados para promover o conhecimento segundo os empiristas e os racionalistas.
Discorra sobre a sua compreensão do texto e sua opinião sobre o tema.


 Paulo Rogério Sousa Santos.
Referencias bibliográficas:

Kant,Emanuel. Crítica da Razão Prática.eBooksBrasil.com .Tradução e Prefácio:
Afonso Bertagnoli.Ed. e Publicações Brasil Editora S.A.. São Paulo. 2004.
Adriana Isabel, Empirismo, apriorismo e ceticismo. Disponível em: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia.
Antônio Rogério da Silva.Racionalismo e Empirismo. Disponível em: http://www.algosobre.com.br/sociofilosofia/racionalismo-e-empirismo.html
Descrição e Interpretação da Atividade Cognitiva, da Percepção à Razão a análise fenomenológica do ato de conhecer- Modelos explicativos do conhecimento
Paulo Ghiraldelli Jr. <Http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/>



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