sexta-feira, 8 de julho de 2011

The Matrix


O filme The Matrix (1999), é uma produção australiana e norte-americana cujos diretores são os irmãos Wachowski.
Tem como tema a ficção cientifica, e uma grande dose de critica social.
 O desenrolar do filme esclarece que o ambiente e época onde a história se passa é um futuro distante (2200), onde alguns rebeldes humanos travam uma luta diária pela sua sobrevivência, bem como pela liberdade de seus iguais. A humanidade perdeu uma grande batalha contra as máquinas que por motivos desconhecidos até então tomam o poder na sociedade, sendo já possuidoras de vontade independente. Durante a guerra entre homens e máquinas os humanos explodiram a atmosfera com a intenção de paralisar as máquinas que se alimentavam de energia solar. Com a explosão a atmosfera passou a impedir a entrada de luz solar o que fez com que as máquinas não quisessem mais exterminar os humanos, mas sim utilizá-los como pilhas para recarregar as energias das máquinas.
As pessoas são mantidas em uma espécie de casulo de plástico onde estão em coma induzido e são dopadas constantemente, provocando uma ilusão permanente em seus cérebros. Todos acreditam estar vivendo em um mundo real, mas na verdade apenas sonham com o mundo que as máquinas lhes induziram a ter, enquanto seus corpos servem de gerador de energia para alimentar os circuitos das máquinas.
Os programas são controlados por um supercomputador central chamado matrix, de onde tudo é gerenciado.
As pessoas estão conectadas ao programa desse supercomputador que comanda a todos e ao mesmo tempo todos estão conectados em uma grande rede.
Os rebeldes libertam um dos humanos que está conectado ao sistema acreditando que ele é uma espécie de messias que lhes conduzira para a vitória final contra as máquinas. A prática de libertar pessoas que já nasceram e foram conectadas ao sistema não era muito comum visto que a maioria não resistia à vida real e morria ou fica em depressão profunda. Porém esse individuo era diferente porque havia sido indicado por uma pessoa de grande conhecimento, que também estava conectada ao sistema, mas era uma espécie de agente infiltrado na matrix, o oráculo. O individuo salvador é chamado de Neo e lhe é ensinado todas as técnicas de invadir o sistema e como sobreviver fora dele.
Após diversos testes e com uma providencial visita ao oráculo o personagem messiânico não consegue se adaptar a sua condição de salvador, e ainda abalado com o choque de realidade tem dificuldades extremas para aceitar a missão que lhe é confiada.
Porém, no calor dos acontecimentos, Neo tem uma iluminação, e consegue finalmente compreender a estrutura do sistema e passa a alterar a realidade a sua volta proporcionando uma vantagem providencial para concluir sua missão de salvar a humanidade da ignorância cativa em que se encontram.
As péssimas condições em que os seres humanos que não estão servindo de pilha para alimentar as máquinas vivem, é de tal forma dura e de privação de qualquer conforto que entre os rebeldes, (que são correligionários de neo, sobre o comando de Morfeo um personagem de grande importância na trama. Já que é ele que liberta os humanos de seu sono de ignorância), um resolve voltar a ser escravo por não suportar mais a dura realidade.
O filme apresenta uma grande quantidade de analogias a criticas sociais e a considerações de toda natureza tanto filosóficas como teológicas enfim.  O que mais me chamou a atenção foi à semelhança da forma como as maquinas escravizam os por intermédio de um sistema que projeta uma falsa realidade, para explorar suas qualidades de produzir energia, e como os humanos são escravos deles mesmos e função de servir aos propósitos de oligarquias que também utilizam um sistema que projetam uma realidade falsa incutindo ideologias na mente das pessoas diuturnamente de forma que acreditam nas mais variadas mentiras, como Deus liberalismo, marxismo e tantos outros ismos que são administrados na mente das pessoas que não se dão conta.
Os efeitos especiais também são uma marca registrada do filem, impressionam e são de ótima qualidade técnica.
Em ultima analise nossa sociedade é em grande medida alienada da sua realidade, e vive para servir uma classe dominante que se serve do trabalho e da exploração da maioria da população. Um verdadeiro Matrix.
O elenco:
Keanu Reeves - Thomas A. Anderson  /  Neo, Laurence Fishburne -Morpheus, Carrie-Anne Moss -Trinity, Hugo Weaving - Agente Smith, Gloria Foster -  Oráculo,Joe Pantoliano -  Cypher, Marcus Chong - Tank, Julian Arahanga -  Apoc, Matt Doran -  Mouse, Belinda McClory  Switch -  Ray,  Anthony Parker – Dozer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário