terça-feira, 19 de julho de 2011

Aristóteles e a física


Aristóteles foi um dos maiores filósofos gregos, discípulo de Platão (427 a.C),
Aristóteles nasceu em Estagira em 384 a.C. e morreu em 322 a.C, seu pensamento influencio toda a construção do conhecimento ocidental.
Foi considerado o criador da lógica, o seu método de pesquisa através da observação é conhecido como método empírico, que foi a base para a o desenvolvimento da ciência moderna.
Aristóteles versou sobre diversos temas: lógica, ética, política, teologia, metafísica, poética, retórica, física, psicologia, antropologia e biologia. Muitos de seus  estudos estão no livro Órganom (ferramenta).
Aristóteles foi um dos maiores pensadores da sua época, porém suas considerações sobre a física e a cosmologia incorreram em erros devido as limitações de sua época e a forma adotada para o desenvolvimento de suas pesquisas (dedução).
A preocupação de Aristóteles com a física começa pela investigação do movimento dos corpos, com a observação do crescimento, alteração e mudança.
Através das considerações de Aristóteles que a Física ganha maior impulso suas contribuições para a Física são as idéias sobre o movimento, a gravidade e a queda dos corpos, e sua Teoria do ato e potencia. Ao movimento da queda dos corpos Aristóteles chamou de graves. O ato e potencia explica as indagações de Aristóteles em relação ao movimento dos corpos, “ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria e forma com a ausência de movimento”.
    A gravidade é considerada por Aristóteles como o movimento que os corpos fazem para chegar ao seu lugar natural.
 E quanto mais pesado for o corpo maior será velocidade que ira cair ao chão.
Aristóteles afirma que, os elementos caíam para acharem o local correto que deveriam estar na natureza: o ar acima de tudo como uma camada protetora da terra, logo abaixo o fogo (daí a explicação de porque o fogo queima para cima) e a água na superfície da terra e por último a terra.
Essas considerações são feitas por Aristóteles devido à crença de que a terra era o centro do universo mantendo-se imóvel enquanto os outros planetas giram entorno dela.
Aristóteles distingue o movimento em quatro espécies: 1.Movimento substancial – mudança de forma, nascimento e morte. 2. Movimento qualitativo – mudança de propriedade. 3. Movimento quantitativo – acrescimento e diminuição; 4. Movimento espacial – mudança de lugar, condicionando todas as demais espécies de mudança. (de Paula)
A separação do movimento enquanto ato, que seria o movimento em si e a potencia ou a capacidade de produzir o movimento, e a matéria em repouso que seria a falta de movimento, trás um a outra questão muito importante para a física aristotélica que é o tempo e o espaço.
Aristóteles trás para o campo do inteligível e do mundo sensível as implicações filosóficas, ao contrario de seu mestre Platão que havia definido o mundo entre ideal e sensível.
A proposição de Aristóteles em relação ao tempo é que o existe um ponto zero que é o agora e uma reta temporal que seria infinita, o entendimento racional do temo é a compreensão cognitiva desses de dois momentos na reta temporal. Que se distingui através do movimento das coisas. Não que haja um momento impresso no tempo mas a potencia que se transformou em ato determina esse ponto zero, o agora de um primeiro momento para um outro momento na reta infinita do tempo.Seria uma maneira de mensurar o tempo segundo a razão humana.
A terra era considerada o centro do universo e todos os astros giravam entorrno dela, por isso era chamado o sistema geocêntrico. O mundo, sublunar segundo Aristóteles, era o mundo das mudanças e dos movimentos onde não havia o éter o espaço do muno supra lunar onde os corpos celestes s movimentavam em seu próprio eixo, diferentemente da terra que por não possuir essa forma estava em estado inerte.

Ptolomeu e a física

Filosofo de origem grega,(90 d.C. – 168 dC.), Cláudio Ptolomeu também adotou o mesmo sistema cosmológico de Aristóteles acreditando que a terra era o centro do universo(sistema geocêntrico),a Terra encontra-se no centro do universo, e em torno dela giram Mercúrio, Lua, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Porém no sistema elaborado por Aristóteles as orbitas feitas por esses astros eram círculos perfeitos, o que contrariava os cálculos feitos por Ptolomeu.
Para elucidar essa questão Ptolomeu desenvolveu um complicado sistema de oitenta epiciclos, para redesenhar os movimentos das orbitas desses astros. Um epiciclo seria a orbita circular descrita por um planeta e em contrapartida outra órbita circular é feita envolta da terra. A figura abaixo representa as orbitas dos planetas na cosmologia de Ptolomeu.


                                    Fonte:<http://fisicavirtualfw.blogspot.com/>

Para resolver algumas questões do sistema cosmológico de Aristóteles Ptolomeu utilizou os trabalhos de Hiparco de Nicéia (190 - 126 a. C), em seu trabalho Almagesto (O Maior) “Dividida em 13 livros, constitui a síntese dos resultados obtidos pelos astrônomos gregos da antiguidade e é a principal fonte de conhecimento a respeito do trabalho de Hiparco(...) Ptolomeu deu continuidade a esse trabalho e registrou em seu catálogo 1.022 estrelas, das quais 172 ele próprio descobriu” e onde ele apresenta as suas principais idéias. Que são: A forma esférica do céu e da terra, a terra ocupa o centro do universo, a terra não se move diferentemente dos outros astros que estão em constante movimento. Ptolomeu utilizava a observação como ponto central de suas pesquisas, porém desenvolveu cálculos matemáticos para explicar suas afirmações.
O geocentrismo de Ptolomeu e Aristóteles
Tanto Ptolomeu como Aristóteles adotaram como ponto de partida para suas teorias sobre a cosmologia o sistema geocêntrico, embora Ptolomeu Tenha demonstrado grandes avanços em relação ao sistema de Aristóteles em diversos pontos converge com as considerações do filosofo Grego.
Ptolomeu acreditava que a terra mantinha-se imóvel e apenas os outros planetas se moviam ao seu redor assim como Aristóteles, divergindo apenas na forma da terra, que para o pensador era achatada e Ptolomeu afirma que era esférica. A idéia de que os corpos celeste são compostos de éter e pó essa razão tem um movimento circular, diferente da terra que o mundo das coisas e imóvel, Ptolomeu também aceita a idéia do antropocentrismo, assim como Aristóteles, onde o homem é o centro de toda a criação e criado por Deus.
Esse sistema desenvolvido por Aristóteles e  Ptolomeu foi aceito pela igreja na idade média e mantido por 14 séculos.

Paulo Santos

Bibliografia:

Cosmologia e ciência do século 16. História da filosofia moderna I. ed.2010.Centro Universitário Claretiano.
Anthony Kenny Disponível em : <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/aristocriencia.htm> Acessado em:02/03/2010
Aristóteles. Disponível em:<<www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm > Acessado em:02/032010
Aristóteles Disponível em:<<afilosofia.no.sapo.pt/Aristoteles.htm> Acessado em:02/03/2010
Everton de Paula Disponível em:<<http://www.unifran.br/> Acessado em:02/03/2010
Ptolomeu. Disponível em:<<http://fisicavirtualfw.blogspot.com/2009/10/claudio-ptolomeu-e-um-cientista-de.html> Acessado em:02/03/2010
Ptolomeu. Disponível em:<<pt.wikipedia.org/wiki/Ptolemeu> Acessado em:02/03/2010

2 comentários:

  1. nao me ajudo em nada eu queria as contribuiçoes de aristóteles para a fisica ..
    e isso nao me ajudo em nada .. só pedi tempo lendo e nao achei nd de interessante ..;

    ResponderExcluir
  2. Muito sutil, imtereçante

    ResponderExcluir