Anarquismo, (anarkhos), sem governantes.
O anarquismo é a máxima expressão da ordem, e não a ausência de ordem.
O principal enfoque do ideário anarquista é a capacitação dos indivíduos, para a auto-gestão.
Para que os indivíduos possam ser livres e tenham condições de exercer sua liberdade de forma igualitária e justa, em uma sociedade com bases e princípios anarquistas se faz necessário a instrução integral.
A sociedade para se organizar de forma anárquica tem que ser composta de pessoas competentes e dispostas a condusir e gerir suas vidas sem delegar a outros essa tarefa inalienável. Porém para executar qualquer taref a se faz necessário o conhecimento o saber como, e é essa a tarefa da pedagogia libertária.
Pedagogia é uma palavra de origem grega que significa condução de criança.
Pedagogia é em nossos dias, a ciência que trata dos assuntos que dizem respeito à educação.
A pedagogia anarquista denuncia a escola atual como reprodutora dos intereses da igreja e do estado, e propõe uma renovação nos métodos de ensino.
A construção de uma nova sociedade apoiada na liberdade individual e na responsabilidade de cada um, para fomentar as melhores condições de vida para todos, tem como principio a liberdade a igualdade e sobre tudo a ordem. Autoridade sem autoritarismo, a cada um segundo sua necessidade e a cada um de acordo com sua capacidade, são algumas das máximas do anarquismo, e somente através da educação e integral e universal podemos alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário