sábado, 18 de junho de 2011

O que é o homem?


A questão “o que é o homem” é um assunto de profunda discussão na história da filosofia, diversos pensadores propuseram definições e conceitos em relação a esse tema, o que é o homem?.
Segundo Henrique Vaz, a definição do homem esta alinhada através de um discurso filosófico que abrangem algumas categorias que somam a união de corpo e espírito. Existem as categorias somáticas, psíquicas e espirituais. As categorias são estruturais (corpo, psiquismo e espírito), de relações (objetivo, inter-subjetividade e transcendência), e a unidade (realização e pessoa).
O homem é em si através das suas faculdades somáticas, suas estruturas psíquicas e espirituais, o homem é em si mesmo, em sua relação com o mundo, nas suas relações com os outros e na sua reflexão com o transcendente. Porém é a sua forma natural de ser humano que cria a sua expressão do ser para os homens.
A característica principal do que é o homem, é sua racionalidade, o animal racional.
O ser que pensa que avalia que raciocina.
O homem possui a capacidade de deliberar suas vontades e de qualificar seus entendimentos. Somente o homem pode escolher as suas ações futuras e elaborando escolhas contingentes, o que pode ser melhor ou pior para si. As decisões as atividades que o homem toma esta relacionada com sua racionalidade sua capacidade de memorizar e comparar suas atividades no passado e projetar o futuro. As relações do homem como ser social parte do exercício dessa racionalidade e de suas escolhas para si e para os que com ele interagem.

Paulo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário