sábado, 18 de junho de 2011

O que é o anarquismo?


O anarquismo é uma política-filosofica que tem como base a não aceitação de qualquer tipo de poder e hierarquia como modo de organização social. Com as ações e métodos organizacionais pautados na livre organização e na iniciativa autônoma e voluntária.
O anarquismo não admite nenhuma forma de governo ou autoritarismo, visando sempre em suas ações eliminar qualquer forma de governo e dominação. A hierarquia organizacional não é tolerada, seja qual for o seu modelo, pela política anarquista. Toda forma de organização tem que ser necessariamente livre, e aceita de forma espontânea, as organizações devem ser organizações libertárias.
O termo anarquia tem seu significado distorcido, devido forte propaganda por volta do inicio do século XX feita pelos governos e pela igreja, e mal empregados vulgarmente até os nossos dias. Não sendo compreendido na sua etimologia e nem tampouco no contexto político que representa.
Anarquia denota falta de coibição, ausência de um poder repressor constituído, não falta de ordem. A anarquia é, em grande medida, sinônima da mais alta expressão da ordem organizacional, visto que preconiza uma gestão autônoma de seus participantes, com a livre iniciativa de cada um para a manutenção do bem comum e da coletividade, sem, no entanto comprometer os direitos e necessidades individuais. No que não pode deixar de haver um forte laço solidário entre os atores sociais, porque cada um deve zelar pelo seu bem estar e pelo bem estar comum em uma sociedade anarquista.
Para a formatação de uma sociedade anárquica se faz necessário uma mudança radical e completa do estado de coisas, ou seja, uma revolução social. A forma como se pode instaurar uma sociedade anarquista é uma questão que tem diversas opiniões, cujas proposições deram origem a muitas vertentes desse pensamento político filosófico.
No que o movimento operário, do final do século XIX e inicio do século XX, e as organizações sindicais libertárias foram de grande importância para compor esse debate, no que surgi como vertente anarquista, de movimento de luta operária, o anarcosindicalismo, bem como os muitos teóricos e pensadores anarquistas. Entre essas questões estão à necessidade de uma configuração definida para as organizações anarquistas, sua relações econômicas, educacionais e sociais.
O anarquismo propõe soluções para os problemas de injustiça, autoritarismo e desigualdade social, balizado na idéia de liberdade e igualdade de direitos a todos.Ao recusar qualquer forma de poder e de dominação se propicia a possibilidade da configuração de uma forma superior de organização humana, sem sufrágio universal sem ditaduras ou fascismo. Não precisamos de dirigentes ou lideres, somos capazes de seguir nosso próprio caminho onde o direito de cada um seja respeitado e os deveres entendidos como uma relação solidária e necessária para a manutenção do bem comum, onde as atribuições de cada um sempre sejam escolhidas de forma autônoma, sem subordinação a nenhum tipo autoridade constituída.
O anarquismo pode ser isso e mas, de acordo com o entendimento e compreensão das pessoas que se propõem viver de forma anárquica.


Santos, Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário