A educação tem como principal objetivo formar cidadãos que estejam adequados para o convívio social, aptos para trabalhar e manter as estruturas da sociedade a qual ele pertence, bem como seguir as normas pré estabelecidas e a cultura que participam seus pares. O próprio Durkheim salienta essa afirmação com sua concepção de educação que é a precursora da educação moderna. O que segue:
“Nas palavras de Durkheim, "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto". Tais exigências, com forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local. Se a educação for desligada das causas históricas, ela se tornará apenas exercício da vontade e do desenvolvimento individual, o que para ele era incompreensível: "Como é que o indivíduo pode pretender reconstruir, por meio do único esforço da sua reflexão privada, o que não é obra do pensamento individual?" E ele mesmo respondeu: "O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-la sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada." Por tudo isso, Durkheim é também considerado um dos mentores dos ideais republicanos.” Disponível em: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1650797-emile-durkheim-criador-da-sociologia/
“A educação é o processo de desenvolvimento intelectual, físico e moral que permite a participação integral do indivíduo na vida democrática de sua sociedade, transformando-o em cidadão.”Disponível na apostila de sociologia Claretianos/ sociologia
A educação é inibidora dos atos e necessidades dos indivíduos que pode não estar de acordo com os cultos e normas tradicionais e ser socialmente aceitos, por essa razão se processa através do exercício do poder burocrático como nos aponta Max Weber a sociedade democrática exerce poder do estado através das leis e normas legais criadas através do parlamento constituído com a falsa alusão de ser o representante do povo.
A afirmação que a o cidadão que estuda tem ascensão social não é de todo verdadeira, visto que as grandes fortunas são produto de roubo ou Herança e não de estudo e dedicação, que o diga Karl Marx que morreu sem posses e sendo ajudado por amigo, bem o que vemos nessas estatísticas é o reflexo da desigualdade social que, quem tem melhor condições sociais pode sem duvida cursar um faculdade ao passo dos que são totalmente órfãos das benesses da economia de mercado não conseguem nem ao menos terminar o ensino médio. Não há ascensão econômica é apenas mas um reflexo da desigualdade social, os argumentos que através da educação se tem melhor condição econômica é relativo e vem a ser muito cômodo para os interesses dos liberais e positivistas.
O que podemos concluir é que a educação serve aos interesses da classe dominante e as necessidades de quem detém o poder econômico e consecutivamente o poder político. Ainda que o sistema representativo afirme que a cada uma pessoa um voto, os eleitos não representam senão seus interesses pessoais e dos lobys que se instauram nas câmaras em todas as esferas do poder. Sobre a afirmação a seguir :“Fundamentos da educação através da LDB 1996: formação da cidadania e da mão de obra qualificada.”, fica a pergunta que formação é essa e a quem interessa, e a reposta nos é dada na frase seguinte “ mão de obra qualificada”, ora ser cidadão é muito mais que ter uma habilidade profissional e ser produtivo para a sociedade, antes de ser um individuo participante de uma sociedade ou de um grupo social cada pessoa é individualmente, e é um ser único e inigualável, e suas aspirações são únicas também, o que não é respeitado em uma sociedade de massa que normatiza e determina como os indivíduos devem ser e o que devem querer. A igualdade nada mas é do que a liberdade de exercermos nossas diferenças e nem mesmo Marx compreendeu essa simples condição do ser, o estado não tem competência para executar essa premissa básica para a consolidação da igualdade, e como pode preconizar essa condição através da educação, não pode e não é do interesse do estado que isso se confirme, mas outro sim se empenha em determinar as regras de comportamento de cada individuo e suas aspirações e conduta.O pape da educação esta muito a quem daquilo que se prega nos discursos dos educadores modernos e dos órgão que são responsáveis pela sua normatização e fiscalização (”o poder burocrático”), o que temos é um reflexo da educação tecnicista que se empenham em produzir pessoas com qualificação profissional para preencher os quadros de mão de obra qualificada no mercado atual, não vejo preocupação em formar indivíduos intelectualmente capazes e culturalmente instruídos, indivíduos livres e iguais em direitos deveres e “saberes”. Não o estado somente se preocupa como a manutenção da economia e das estruturas da sociedade que representa, “as oligarquias que representa”, e a educação reflete essa situação. O que queremos é uma educação que tenha o objetivo de transmitir o conhecimento e formar pessoas capazes de decidir sobre suas vidas sem influenciar na tomada de decisão no que querem ser, mas incentivando o potencial criativo de cada um, proporcionando apenas as ferramentas adequadas para o exercício do pensar e desenvolver novos saberes.
Lei n.4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Disponivel em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>
ResponderExcluirDURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
Claretiano - Rede de Educação. Apostila de sociologia Claretianos/ sociologia.